quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Só a Terra Permanece, de George R. Stewart

Sobre o livro de George R. Stewart

*

Depois de relacionar este livro entre aqueles que li mais de duas vezes, no post "Quantos Livros você já Leu?", é preciso dar uma idéia dele, justificando ter colocado junto com monstros quase compulsórios.


George Rippey Stewart nasceu em Sewickley, Pensilvânia em 31 de Maio de 1895 e morreu em 22 de Agosto de 1980, formado na Universidade de Princeton, na Universidade da California e na de  Columbia. Foi profissionalmente  um toponimista estado-unidense, escritor e professor de inglês na Universidade de Berkeley, Califórnia, até 1962.

Ele é  conhecido no Brasil pelo seu livro de ficção científica, Earth Abides (Só a Terra Permanece), de 1949. Única obra publicada no Brasil, dentre tantas e tão variadas que publicou.

É uma ficção científica dita "apocalíptica", por descrever o mundo misteriosamente esvaziado de seres humanos por um vírus mortal. Não sei bem o motivo de gostar tanto desse livrinho. Talvez a atitude pacífica e até ingênua do personagem.

Talvez pelo martelo, onipresente metáfora do homem que sobrevive em qualquer circunstância. Gosto de outros livros do gênero "sobreviver", como "Três Homens num Barco", de Jerome K. Jerome.

Com ele, ganhou o primeiro International Fantasy Award em 1951. A ficção foi dramatizada no programa de rádio Escape e inspirou The Stand, obra de Stephen King. O filme com Kevin Costner "O Mensageiro", texto de Bavid Brin copia a situação do livro, inserindo um carteiro.

Continua sendo um dos melhores romances de ficção científica que eu tive o prazer de treler, um clássico da ficção especulativa que, sessenta anos depois de sua primeira publicação, não perdeu nenhum frescor e originalidade.

Depois de um evento devastador, com a extinção da civilização humana devido a um vírus de origem desconhecida, Ish Williams deve encarar o fato de ser possivelmente o último ser humano no planeta Terra. Vagando pelos EUA, será confrontado com os dilemas e situações que um homem comum poderia enfrentar. Escrito em 1950, não contém nenhum detalhe que possa datar a obra. Durante as três partes do livro, que coincidem com as três idades do personagem (juventude, maturidade e velhice), Ish será testemunha, ator e lenda viva neste novo mundo que é forjado a partir da destruição da civilização.

Embora o romance seja altamente viciante e seja narrado de forma eficaz com grande lirismo e uma surpreendente capacidade de descrever, não há nenhum enredo real. Muitas vezes, os capítulos são apenas coisas que acontecem, os eventos estão lentamente moldando um novo mundo e o homem é apenas um elemento que precisa se adaptar a um ambiente que não pode mais domar.

George R. Stewart foi o autor de vários livros sobre geografia e costumes dos Estados Unidos e torna este romance um louvor à natureza, ao ambientalismo, à imensidão da vida e à piada que é o homem no meio da Terra. Pois "Os homens vêm e vão, mas a terra permanece".  É um grito de humildade humana, a reflexão sobre felicidade, simplicidade e civilização. Realmente, esta novela merece um artigo de maior comprimento, pois embora seja divertido de ler, a profundidade dos temas abordados convida à reflexão e conscientização.

Possivelmente, um dos grandes sucessos deste romance é poder ser lido em diferentes níveis: desde a simples história de sobrevivência em um mundo em ruínas até os sentimentos profundos que este romance ecológico desperta no leitor.

Só posso recomendar ler e apreciar um grande romance de ficção científica, este velho gènero tantas vezes ultrapassado e tantas outras vezes profético.  É um grande romance e, portanto, vale a pena ler.

Foi seu livro Storm, de 1941, destacando-se como protagonista uma tempestade no Oceano Pacífico chamada "Maria", que levou ao Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos a usar nomes de pessoas para designar tempestades e inspirou Alan Jay Lerner e Frederick Loewe a escrever a música "They Call the Wind Maria" para o músical Paint Your Yagon, em 1951.

George R. Stewart foi um membro fundador da American Name Society em 1956-1957 e ele serviu, uma vez, como testemunha chave numa tentativa de assassinato de um especialista em nomes familiares. Seus trabalhos acadêmicos sobre a poesia métrica das baladas (publicada sob o nome de George R. Stewart Jr.), começando com sua dissertação em Ph.D., em 1922, na Universidade de Columbia, continua importante em sua área.

*

RELAÇÃO DE SUAS OBRAS

* Earth Abides

* Ordeal by Hunger

* Names on the Land: A Historical Account of Place-Naming in the United…

* Pickett's Charge

* Storm

* The Pioneers Go West (Landmark Books)

* Fire

* To California by Covered Wagon

* American place-names; a concise and selective dictionary for the…

* American Given Names: Their Origin and History in the Context of the…

* The California Trail: An Epic with Many Heroes

* Names on the Globe

* Committee of Vigilance; Revolution in San Francisco, 1851, an Account of…

* American ways of life

* U.S. 40 Cross Section Of The United States of America

* Donner Pass and Those Who Crossed It The story of the country made notable…

* N.A. 1: The North-South Continental Highway

* Man. An Autobiography

* The year of the oath; the fight for academic freedom at the University of…

* Take Your Bible in One Hand: The Life of William Henry Thomes

* Doctor's oral

* The Years of the City

* Good lives

* East of the Giants

* John Phoenix, esq., the veritable Squibob a life of Captain George H.…

* Bret Harte: Argonaut and Exile

* Leben ohne Ende : Science Fiction-Roman

* Notes on R. O. Bolt,: A man for all seasons; (Notes on chosen English…

* The Parent's Success Guide to Baby Names For Dummies (Lifestyles…

* Im Schatten der goldenen Berge

* A bibliography of the writings of Bret Harte in the magazines and…

* Not So Rich As You Think

Estudando nomes, escrevendo livros de história, biografias, romances e  ficção científica, além de poesia e muitos trabalhos acadêmicos, tem muito mais a dizer do que apenas um livro publicado em lingua portuguesa.

A própria estória dessa publicação é heróica. Foi publicado pela EDIÇÕES GRD, do visionário empreendedor editor Gumercindo Rocha Dorea. Ele iniciou o "Clube GRD de Ficção Científica" com esse livro. A Ficção Científica GRD se tornou a mais importante coleção de FC da sua época, e talvez de todos os tempos, no Brasil. Publicou pela primeira vez aqui nomes de peso como C. S. Lewis, Robert A. Heinlein, James Blish, John Wyndham, Chad Oliver, Ievguêni Zamiátin - e em coleções paralelas, as Edições GRD de Dorea franquearam aos leitores brasileiros também Ray Bradbury, H. P. Lovecraft, Walter M. Miller, Jr., Fredric Brown, entre outros. Li todos.

t

combinar/separar obras?

Nenhum comentário:

Postar um comentário